Dia a Dia

15 dicas de como controlar a Ansiedade

O que é ansiedade?
A ansiedadeo mal do século 21, é a reação natural que nosso corpo tem a um evento ou situação estressante. Todos nós experimentamos ansiedade em algum grau em vários momentos ao longo de nossas vidas – no primeiro dia de aula, quando começamos um novo emprego ou quando fazemos algo fora de nossa zona de conforto – mas quando os sentimentos são extremos, duram mais do que deve e / ou interfere em nossa capacidade de funcionar a cada dia, pode ser um sinal de que estamos sofrendo de um transtorno de ansiedade.

O que causa ansiedade?
A causa exata da ansiedade e dos transtornos de ansiedade é um tanto misteriosa, mas pesquisas sugerem que muitos fatores diferentes desempenham um papel, incluindo:

Genética. Se um dos pais ou um parente próximo sofre de um transtorno de ansiedade, você pode ser geneticamente predisposto a desenvolver ansiedade.
Traços de personalidade. Pessoas que têm certos traços de personalidade, como perfeccionismo, necessidade de controle e sentimentos de baixa autoestima e auto-estima, costumam ter maior probabilidade de desenvolver ansiedade.
Eventos de vida estressantes. Grandes acontecimentos na vida, como a perda de um emprego, divórcio, um novo bebê, a perda de um ente querido, abuso e trauma, podem causar ansiedade.
Doença. A ansiedade pode se desenvolver depois que alguém é diagnosticado com uma doença grave e pode se desenvolver como resultado de lidar com uma doença crônica, dor, etc.
Efeitos colaterais de outras condições. Certas condições médicas, como hipertireoidismo e baixo teor de ferro, podem causar sentimentos de ansiedade.


Confira 15 hábitos que tornam a ansiedade ainda pior e aprenda como lidar e diminuir a ansiedade no dia-dia:

  1. FALTA DE SONO
    O sono tem um impacto direto sobre você física, emocional e mental, e se você já sofre de ansiedade, o sono inadequado pode tornar mais difícil lidar com seus sintomas. É importante dormir pelo menos 8 horas por noite que ajuda a controlar nosso sistema, descansar e repor as energias, mas como muitos sofredores de ansiedade já sabem, a ansiedade pode dificultar o adormecimento (e permanecer dormindo), criando um ciclo vicioso difícil de quebrar.
  2. CAFEÍNA
    Se você sofre de ansiedade, provavelmente não é nenhuma surpresa saber que a cafeína é um dos principais hábitos que tornam a ansiedade ainda pior. Como a cafeína é um estimulante, ela não apenas aumenta os sintomas de ansiedade, mas também pode desencadear um ataque de ansiedade. A cafeína também tem um impacto negativo sobre o sono, então é melhor limitar sua xícara pela manhã ou eliminá-la completamente, troque a cafeina pelo chá que ajuda a manter e aliviar os sintomas da ansiedade.

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  1. ESTICANDO-SE MUITO FINO
    Vivemos em uma época em que somos encorajados a ultrapassar a programação de nós mesmos e de nossos filhos, tanto quanto possível, o que pode nos fazer sentir oprimidos e piorar os sintomas de ansiedade. Ficarmos magros demais torna difícil ficarmos em sintonia com nossa mente e corpo e deixa pouco tempo para o autocuidado, o que é especialmente importante para quem tem transtornos de ansiedade. Também é mais provável que usemos muletas, como cafeína, álcool e nicotina, para nos ajudar a enfrentar quando nos sentimos oprimidos, o que pode piorar a ansiedade.
  2. AÇÚCAR
    Embora uma guloseima açucarada possa oferecer gratificação imediata em momentos de estresse, os altos e baixos que ela cria em nosso corpo podem nos deixar nervosos, nervosos e irritáveis. O açúcar torna mais difícil para nós lidarmos com pensamentos e sentimentos ansiosos e, se você também sofre de depressão, pode aumentar os sentimentos de tristeza. A abstinência do açúcar também pode imitar a sensação de um ataque de pânico, então recue devagar e use substitutos do açúcar, como mel e xarope de bordo, sempre que possível.
  3. ÁLCOOL
    Como alguém que sofre de transtorno de ansiedade generalizada, fiz muitas tentativas e erros para tentar descobrir os hábitos que pioram a ansiedade e, embora um copo (ou 2) de vinho definitivamente me ajude a me sentir menos ansioso no curto prazo -termo, aprendi que o consumo de álcool realmente aumenta minha ansiedade. O álcool afeta a qualidade do sono e altera os níveis de serotonina; portanto, quando os efeitos positivos passam, geralmente piora nossos sintomas de ansiedade.
  4. NICOTINA
    Como o álcool, a nicotina proporciona alívio imediato dos sentimentos de ansiedade, mas estudos mostram que ela pode piorar a ansiedade com o tempo. Também é muito ruim para sua saúde física, então tome medidas para eliminá-lo de sua vida de uma vez por todas.
  5. FALTA DE EXERCÍCIO FÍSICO
    Se você está em busca de uma lista de hábitos que pioram a ansiedade, para que possa fazer mudanças no estilo de vida para ajudar a melhorar seus sintomas, considere seu nível de atividade física. O exercício diminui nossos hormônios do estresse e libera endorfinas de bem-estar, proporcionando um impulso em nossa saúde física e mental. Então, se você não está se exercitando, é hora de começar! Comprometa-se a fazer pelo menos 30 minutos de atividade física por dia e veja se melhora seus sintomas. Acho que você ficará agradavelmente surpreso!
  6. DESIDRATAÇÃO
    Todos nós sabemos que H2O faz bem ao corpo. Desde nos manter hidratados para que nos sintamos com energia, para eliminar toxinas e melhorar nossa tez, para estimular nosso sistema imunológico, a água está onde está, mas o que poucas pessoas percebem é que a desidratação pode piorar os sintomas de ansiedade. Quando você não bebe água o suficiente, seu coração começa a acelerar e você começa a se sentir enjoado e tonto, o que pode fazer você se sentir como se estivesse tendo um ataque de ansiedade. Certifique-se de beber pelo menos 8 onças de água por dia e invista em uma garrafa de água para infusor de frutas para adicionar um pequeno impulso ao seu H2O.

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  1. DIETAS DE BAIXA CALORIA
    Embora cortar calorias definitivamente nos ajude no departamento de perda de peso, fazer dieta extrema é um dos muitos hábitos surpreendentes que pioram a ansiedade. Comer de forma insuficiente coloca estresse indevido em seu corpo, tornando-o difícil de funcionar e deixando-o mal-humorado e tonto. Certifique-se de consumir a quantidade certa de calorias para o seu tipo de corpo e nível de atividade, e concentre-se em superalimentos bons para você em vez de calorias vazias com alto teor de açúcar.
  2. DIETAS COM BAIXO CARB
    Além das dietas de baixa caloria, as dietas com poucos carboidratos também podem ser prejudiciais ao seu bem-estar mental. Os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso corpo e, embora tenham definitivamente tido uma má reputação nos últimos anos, nem todos os carboidratos são criados iguais. Carboidratos complexos, como iogurte desnatado, nozes, sementes, legumes, frutas, vegetais e grãos inteiros abastecem nosso corpo sem os altos e baixos dos carboidratos simples. Os carboidratos complexos também aumentam os níveis de serotonina em nossos cérebros, o que melhora nosso humor e diminui a sensação de ansiedade.
  3. FALTA DE VITAMINA D
    A vitamina D é conhecida por prevenir doenças cardíacas, osteoporose, diabetes, câncer e ganho de peso, e também pode ter um impacto positivo em nosso humor. Muitos de nós somos deficientes em vitamina D e, se você sofre de ansiedade, é particularmente importante garantir que está recebendo vitamina D suficiente para ajudar a moderar seus sintomas. Tente passar mais tempo ao ar livre, abra as persianas e cortinas quando puder e tome vitamina D diariamente. Se isso não funcionar, converse com seu médico sobre o investimento em uma lâmpada SAD – uma luz artificial que supostamente ajuda você a acordar e o deixa mais feliz ao longo do dia.
  4. EVITAR
    De todos os hábitos que tornam a ansiedade pior, evitar é talvez o mais surpreendente. Se você sabe que certas pessoas ou situações o deixam ansioso e nervoso, pode parecer bom senso evitar essas coisas. O que poucas pessoas percebem é que os comportamentos de fuga / evitação na verdade mantêm e intensificam a ansiedade com o tempo. A Terapia de Exposição (TE), na qual um terapeuta trabalha com você para dividir situações específicas que provocam ansiedade em vários medos menores, pode ajudar. A ideia é se expor a cada situação – começando pela que causa menos medo primeiro – e permanecer na situação que o induz ao medo até que sua ansiedade diminua.
  5. ISOLANDO-SE
    Embora a ideia de uma noite tranquila ou um fim de semana sozinho em casa possa parecer uma felicidade celestial – especialmente quando você sofre de ansiedade social – isolar-se dos outros pode, na verdade, piorar os seus sintomas em vez de melhorar. O apoio social e a interação são importantes por muitos motivos, e passar um tempo significativo sozinho com seus pensamentos ansiosos pode na verdade perpetuar sua ansiedade.
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  1. FALTA DE ÁCIDOS GRAXOS ÓMEGA-3
    Se você é fã de peixes gordurosos como salmão e atum, nozes e manteigas de nozes, sementes e óleos vegetais, ficará feliz em saber que os ácidos graxos ômega-3 demonstraram ter efeitos positivos nos sintomas de ansiedade . Se você não tem certeza se está ingerindo ácidos graxos ômega-3 suficientes em sua dieta, converse com seu médico sobre suplementos para ver se eles são recomendados e seguros para você.
  2. MÍDIAS SOCIAIS
    O último item da minha lista de hábitos que pioram a ansiedade é um de que muitos de nós somos culpados: passar muito tempo nas redes sociais. Embora o Facebook e o Instagram nos ajudem a ficar conectados com aqueles que amamos e também com aqueles que aspiramos ser, isso também pode ser bastante prejudicial. Embora eu tenha definitivamente visto uma mudança nas pessoas compartilhando visões mais honestas e cruas de suas vidas sem filtros e fotos com Photoshop, isso ainda parece ser a exceção, e não a regra. Se você luta com sua imagem corporal e autoconfiança, e tem baixos sentimentos de autoestima, preste atenção a quem você segue no Instagram e no Facebook e não tenha medo de fazer uma pausa nas redes sociais quando necessário.

Espero que esta lista de hábitos que pioram a ansiedade ajude você a ver além dos sintomas e a identificar quais mudanças no estilo de vida você precisa fazer para manter a ansiedade sob controle.

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