Dia a Dia

Como limpar suas Joias de Ouro

Como qualquer material, o ouro perde seu brilho com o tempo devido aos produtos que usamos como loção e perfume, bem como óleos e suor de nossa pele. Dependendo do quilate, o ouro às vezes pode desenvolver uma pátina sutil (uma película acastanhada na superfície) que é causada por oxidação ou acúmulo. Ao contrário da prata, porém, o ouro não mancha. Esse material durável tem um dos mais altos níveis de resistência à corrosão entre os metais, o que o torna muito popular para joias. Mas o desgaste geral acontece, então se você investiu em qualquer tipo de joia de ouro (seja uma pulseira, colar, anel ou par de brincos), você deseja mantê-la brilhando.

Para fazer isso, você precisa saber como limpar, armazenar e manter suas joias de ouro de maneira adequada. A boa notícia é que você pode limpar com sucesso suas joias de ouro com os materiais que já possui em casa. Sabe aquela corrente banhada a ouro? Aquele anel folheado ao ouro? Nossas dicas também valem pra eles. Continue lendo para dicas de profissionais para manter suas joias de ouro brilhantes e os fatores a serem considerados antes de limpá-las.

Qual é a diferença entre ouro de 14, 18 e 24 quilates?
Entender o ouro como um metal e as propriedades das diferentes opções de quilates ajudará você a entender como usar cada peça, o que pode ajudar a evitar que manchem.

Para contextualizar, o ouro 24 quilates é 100% puro, o ouro 18 quilates é 75% ouro e 25% metais ligados e o ouro 14 quilates é 58% ouro e 42% metais ligados. Por causa de sua maior porcentagem de metais ligados, o ouro 14K oferece mais resistência ao desgaste porque é a opção menos suave. Isso é ideal para uso diário e uma das opções mais populares para joias que nunca tiramos, como anéis de noivado e alianças de casamento. Como o 18K e o 24K são mais suaves e podem ser mais fáceis de arranhar, é melhor usá-los em ocasiões especiais e podem exigir um pouco mais de cuidado.

Não importa o que aconteça, sempre coloque as joias por último ao se preparar. Isso limitará a exposição de suas joias aos produtos para a pele, o que pode ajudar a mantê-las limpas – independentemente do metal de que sejam feitas.

Como posso guardar minhas joias de ouro para mantê-las limpas e sem arranhões?
Usar uma caixa de joias com bandejas forradas de veludo ajuda a evitar arranhões e emaranhados. Você também pode dar um passo adiante embrulhando cada joia de ouro em um pano macio. O mais importante a lembrar é armazenar suas joias separadamente para evitar danos.

Com que frequência devo limpar minhas joias de ouro?
Além de levar suas peças mais queridas ou caras ao joalheiro uma vez por ano para uma limpeza profissional – e para verificar se não há peças soltas, especialmente em torno de pedras preciosas – não há regra rígida para como muitas vezes você deve limpar suas joias de ouro em casa. Por ser bastante durável, é seguro retirá-lo e limpá-lo sempre que notar que está um pouco embotado. Aregra geral é limpar as peças do dia-a-dia cerca de uma vez por mês.

Como limpar joias de ouro:
A dica definitiva para limpar joias é usar um limpador ultrassônico de joias. Se você é um ávido usuário de joias, deveria considerar investir em uma. É como uma máquina de lavar louça para suas joias. A máquina usa vibrações ultrassônicas com água morna e sabão suave para limpar o ouro e deixá-lo com aparência de novo.

Você vai querer prestar atenção especial às suas peças que contêm pedras preciosas e / ou diamantes. As ondas ultrassônicas podem afrouxar os pinos com a pressão aplicada durante o processo de limpeza e, embora possam não cair dentro do dispositivo, terão uma chance maior de cair enquanto você estiver usando a peça.

Em vez disso, um método fácil de limpeza DIY usando sabão neutro e água morna é uma maneira suave, mas eficaz, de manter o ouro limpo.

Dica caseira de como limpar suas joias de ouro em casa:

Misture uma gota ou duas de sabão em pó com água morna (não quente).
1 Mergulhe suas joias por cinco a 10 minutos.
2 Mergulhe uma escova de dentes de cerdas macias na solução.
3 Esfregue levemente as joias, focalizando as pequenas áreas que podem estar sujas.
4 Limpar.
5 Use um pano macio para secar suavemente as joias.
6 Termine com um pano de polimento para brilho extra.


Apenas certifique-se de nunca deixar suas peças encharcadas em qualquer tipo de solução. Acredite ou não, ele pode quebrar o metal com o tempo. Portanto, quando se trata de limpar ouro, lembre-se de que a simplicidade e a delicadeza são a chave.

«

»